Terapia Inclusiva: Jogo do puzzle em cubo

No âmbito das terapias e da estimulação cognitiva é realizado semanalmente terapia inclusiva com os utentes com o objetivo de treinar a motricidade fina e outras competências cognitivas (memória, atenção, coordenação, perceção visual e auditiva, etc), de forma a prevenir ou tratar dificuldades psicossociais, que interfiram no desenvolvimento da pessoa.

Esta semana os utentes conheceram algumas curiosidades sobre o puzzle, pois é um jogo de quebra-cabeças muito utilizado para o desenvolvimento de vários fatores psicomotores, tais como:

  • Noção espacial;
  • desenvolvimento cognitivo, visual e social;
  • coordenação motora;
  • raciocínio lógico;
  • criatividade;
  • percepção

O puzzle é um jogo que ajuda, principalmente, pessoas que sofrem da doença de Alzheimer.

No projeto Flamingo, os utentes aprenderam os passos para construir um puzzle em cubo com fotografias dos utentes do projeto. Cada passo serviu para trabalhar diversas capacidades, como, a atenção em desenhar o molde numa folha, a destreza em recortar a peça, a perceção de dobrar os lados da peça, a criatividade de colar as fotografias nos lados do cubo, e o raciocínio lógico de construir diversas imagens.

Portanto foi uma atividade muito produtiva e benéfica para todos, pois permitiu aos utentes um momento lúdico mas também terapêutico. A maioria dos utentes conseguiu com facilidade aprender os passos, mas na montagem das imagens já tiveram mais dificuldades, necessitando de constante estimulo por parte da técnica.

Cátia Évora| Educadora Social da APEXA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s