Desporto Inclusivo: Treino de Reforço Muscular

Na semana passada, iniciamos na aula de desporto inclusivo exercícios corporais de aquecimento articular e muscular em grupo. De seguida, cada utente foi integrado numa estação, passando 3 minutos em cada uma. Nas estações os utentes executaram diferentes exercícios de reforço muscular nos membros inferiores e superiores, recorrendo a diversos materiais (bastão, cadeira, garrafas de areia, pesos de 0,5kg, etc). Por fim, conclui-se o treino com alongamentos com retorno à calma.

Circuito de força com 6 estações:

  1. Pedalar sentado numa cadeira, elevando os joelhos
  2. Levantar os braços para cima com peso
  3. Tocar os pés alternadamente na ponta do degrau
  4. Esticar os braços contra a parede e baixar até onde conseguir
  5. Esticar a perna direita ou esquerda e girar o pé no sentido do relógio e depois no sentido inverso
  6. Segurar no bastão com os braços esticados em cima da cabeça e descer para baixo

Os utentes estavam muito participativos durante a aula, pois conseguiram acompanhar com perspicácia os movimentos. Apesar de terem as suas dificuldades e limitações tendem sempre ultrapassa-la e manterem-se ativos diariamente.

Cátia Évora | Educadora Social da APEXA

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