Diário Semanal#3 Primeira semana do Ano 2022

E chegamos à primeira semana do ano 2022 com muito vontade para trabalhar novamente em prol da inclusão. Iniciamos a semana com as habituais sessões de TIC e atendimentos individuas, onde apoiamos os utentes com o esclarecimento de dúvidas sobre as novas tecnologias atuais (smartphone), nomeadamente selecionar os contactos e efetuar chamadas, e ainda ajudamos os utentes a criar o seu próprio diário pessoal, permitindo o desenvolvimento de competências socioemocionais e estimulando outras competências cognitivas.

Na sessão de psicologia em grupo foram trabalhados os temas: relacionamento interpessoal com o grupo de pares, emoções/pensamentos face a situações do dia-a-dia, bem como os desejos inerentes ao “Dia Internacional do Obrigado”, onde tiveram que partilhar um agradecimento a alguém em especial ou a um momento da sua vida. Dopois foi realizada uma prova projetiva chamada “pata negra”, onde foi entregue a cada utente um cartão com uma imagem a ilustrar diversos acontecimentos, dos quais tiveram que criar uma história à sua imaginação. Com isto permitiu trabalhar as competências: comunicação, socialização e autonomia. Por fim foram realizados exercícios cognitivos com o objetivo de trabalhar a atenção, concentração, lógica abstrata, percepção visual e grafo-motora.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 20220112_104633-1.jpg

No desporto inclusivo realizamos um circuito de força com vários exercícios, com o objetivo desenvolver a capacidade da força e envolvendo vários grupos musculares. Posteriormente realizamos 2 exercícios de modalidades adaptadas, o jogo do boccia e o jogo de “ténis”, dividindo o grupo entre ambos os exercícios. O exercício de “ténis”, consistiu na utilização de duas raquetes e de um balão, adaptando as regras do jogo.

Na nossa tarde de convívio iniciamos o ” clube” com um momento de reflexão sobre o velho ano, partilhando diversos acontecimentos mais marcantes do ano 2021 nomeadamente a um aspeto positivo e negativo nas suas vidas. Depois, cada utente respondeu algumas questões sobre 2021, tais como: O que este ano trouxe de novo para a sua vida?; O que é que nunca mais repetiria na sua vida?; O que é que repetiria mais sempre que possível?; Quem foi importante para si neste ano?.

A primeira semana de atividades do ano foi bastante dinâmico e de repleta satisfação, pois a maioria dos utentes já tinha uma grande saudade em regressar à escola, fazendo já parte das suas rotinas as atividades.

Cátia Évora| Educadora Social da Apexa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s