dIÁRIO SEMANAL#17 DE 18 A 22 DE ABRIL DE 2022

Iniciamos a semana com uma nova inovação para os utentes do projeto Flamingo. Foi realizada a primeira sessão na sala de Snoezelen inserida no jardim sensorial do projeto RECRIA. A sessão consistiu na exploração de vários equipamentos de estimulação sensorial e de dinâmicas de relaxamento através da prática de exercícios de respiração e de consciência corporal, utilizando várias texturas (esponjas, rolos, bolas sensoriais e objetos luminosos). Com esta atividade pretendeu-se desenvolver a consciência corporal, a discriminação tátil, a perceção visual e proporcionar o relaxamento muscular e o bem-estar. Os utentes ficaram muitos satisfeitos com a sala e todas as dinâmicas propostas, pois puderam vivenciar novas experiências neste centro de inovação.

A Sala de Snoezelen é um ambiente multissensorial que permite estimular os sentidos clássicos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, assim como o sentido propriocetivo (noção do corpo e da posição em que se encontra) e o vestibular (relacionado com o equilíbrio). As técnicas de Snoezelen possibilitam a estimulação sensorial de crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras limitações.

Relembramos novamente que o Jardim Sensorial faz parte de um dos 5 Centros Reabilitativos Inovadores do Algarve, que são postas à disposição das comunidades para ativar a reabilitação de pessoas com e sem deficiência.

Na Psicologia em grupo realizamos uma nova atividade a “Bisca das emoções”, em que cada utente teve que tirar um cartão com uma emoção e interpretar a expressão apresentada, de forma que o colegas conseguissem adivinhar o sentimento mostrado. Depois cada um refletiu sobre a emoção que interpretou, partilhando a sua opinião/pensamento. Para terminar, exploraram a importância da comunicação não verbal e de como é fácil fazer interpretações erradas daquilo que se comunica. Fala-se em inteligência emocional, pois o (re)conhecimento do que se sente confere autenticidade e, quando comunicado e compreendido, promove o crescimento pessoal e abre espaço à criatividade e à simbolização.

Esta atividade proporcionou um maior conhecimento do valor e da interpretação das emoções, desenvolvendo o autoconhecimento na sua dimensão emocional. Promoveu também o relacionamento interpessoal e a capacidade de reflexão.

No desporto inclusivo realizamos um circuito força com vários exercícios, utilizando os pesos com objetivo desenvolver a capacidade da força e envolvendo vários grupos musculares. Depois realizamos um jogo pré-desportivo, o jogo da “malha”, no qual o grupo organizou-se em pares, definindo-se as equipas desse modo. O feedback do jogo foi bastante positivo para os utentes, pois permitiu recordar-lhes os bons tempos da juventude.

Durante a semana continuamos com a manutenção da nossa bela horta comunitária, que já começa a dar frutos, pois tem sido cuidada diariamente pelos utentes com muito amor.

Para acabar a semana foi apresentado no clube da tarde um guia prático sobre prevenção de quedas em idosos no domicílio de forma a aumentar o nível de sensibilização, autoconsciência e formação da comunidade. No fim da atividade foram entregues os folhetos para as suas famílias terem acesso a essa informação.

Cátia Évora| Educadora Social da APEXA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s