Diário Semanal#18 de 26 a 29 de abril de 2022

A última semana do mês de abril começou muito bem, pois tivemos um convidado especial na nossa sessão em grupo, Zacarias Pinheiro, que teve a gentileza de dar um workshop sobre declamação de poesia. Na continuação da preparação de um recital de poesia no âmbito cultural do projeto, pretendeu-se transmitir dicas e alguma orientação sobre formas de ler os poemas em geral. Primeiro foram lidos e apresentados diversos poemas de alguns poetas conhecidos em Portugal, e no fim os utentes puderam ler algumas estrofes e praticar a leitura com a ajuda do Zacarias. Esta atividade permitiu desenvolver a aprendizagem da leitura, aumentar o vocabulário, mas principalmente desenvolver a imaginação e a criatividade.

Foi uma sessão bastante gratificante e bastante útil para os utentes, pois apenderam que “A Poesia é quando uma emoção encontra o seu pensamento e o pensamento encontra palavras”

No desporto inclusivo realizamos o nosso habitual circuito de força com 5 exercícios, utilizando os pesos com objetivo desenvolver a capacidade da força e envolvendo vários grupos musculares. Seguidamente executamos um jogo didático, no qual estavam organizados em pares, e tinham como objetivo transportar várias bolas, sem deixar cai-la e não podiam utilizar as mãos para transportar, ou seja, utilizavam outras partes do corpo. Foi bastante divertido e animador para todos.

Na continuação da horta comunitária/biológica, realizamos a manutenção semanal da nossa horta, onde foi necessário cavar a terra com uma enxada, com o objetivo de criar os regos para uma melhor rega e crescimento das plantas. Outra tarefa na manutenção foi também a retirada de ervas daninhas para não prejudicar as flores. Foi uma tarefa bastante árdua, mas valeu muita pena voltar a ver a nossa horta a brilhar!

Nesta sexta-feira à tarde tivemos a nossa habitual visita quinzenal da Unidade de Saúde Móvel de Silves, que realizou o rastreiro periódico aos utentes, medindo a pressão arterial, a frequência cardíaca, a glicemia e o peso corporal. Em geral, estavam todos de boa saúde e bem dispostos!

Nessa mesma tarde durante o nosso clube presenciamos pela primeira vez uma ação de sensibilização realizada pelas Forças de Segurança Locais- GNR, com o objetivo de sensibilizar os idosos para os cuidados a ter dentro e fora de casa, alertando para comportamentos preventivos quanto a eventuais tentativas de burlas e roubos, assim como alguns conselhos de segurança. Foi uma tarde bastante esclarecedora e útil para as 11 pessoas presentes, pois permitiu rever e refletir situações que devemos tomar a atenção no nosso dia-a-dia com abordagens de pessoas desconhecidas.

Cátia Évora| Educadora Social da APEXA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s