Diário semanal#21 de 16 a 20 de Maio de 2022

Esta semana continuamos a trabalhar na psicologia em grupo as competências: comunicação, socialização e autonomia, através do “Teste de Apercepção Temática – CAT”. Falamos sobre diversas emoções/pensamentos em grupo face a situações do dia-a-dia, partilhando outros assuntos que tenham feito na última semana que lhes tenha proporcionado satisfação e qualidade de vida. Foi mais uma sessão concluída com sucesso, aprendendo diversas experiências de vida uns com os outros.

No desporto adaptado começamos com a nossa habitual caminhada em volta da escola como forma de aquecimento. Seguidamente efetuamos um circuito motor, no qual trabalhamos a locomoção motora e coordenação. De seguida, realizamos 3 exercícios, sendo o 1ºexercício um circuito funcional com 4 exercícios, com objetivo desenvolver a capacidade da força e envolvendo vários grupos musculares. No 2ºexercício realizamos um jogo lúdico de precisão, no qual tinham de apanhar bolas insufláveis pequenas com um objeto reciclável, e colocar o mesmo no seu arco. Foi bastante divertido e lúdico para os utentes, reforçando os membros inferiores para uma melhor mobilidade e resistência.

Durante a semana realizamos a manutenção semanal da nossa horta biológica, onde os utentes tomaram a iniciativa e a autonomia de começar  a colocar os bambus para manter estáveis e equilibradas as plantações, aplicando um produto para crescerem saudáveis e fortes. Em relação à rega os utentes tiveram que cavar melhor os regos, de forma as plantações estarem melhor regadas, recebendo a água com equilíbrio. Todo o trabalho feito pelos utentes foi bem realizado com um excelente desempenho e dedicação, mostrando uma grande motivação e participação na horta comunitária. E já começou a nascer as primeiras curgetes!

Na continuação da preparação de um recital de poesia no âmbito cultural do projeto, apresentamos ao grupo diversos vídeos e poemas sobre a “Ilha Fria” e outros poetas conhecidos em Portugal, de forma a adquirirem aprendizagens sobre declamar poesia. Esta atividade permitiu desenvolver a aprendizagem da leitura, aumentar o vocabulário e melhorar a capacidade de relaxamento. Foi um momento bastante relaxante e tranquilo para todos nós.

Cátia Évora| Educadora Social da APEXA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s